domingo, 15 de fevereiro de 2009

Verônica Volpato

(Natal/RN - 1983)


Formada em fotografia pela faculdade Senac (2004), com especialização em Arte e Cultura. Em 2006 foi residente na Escola Nacional de Fotografia de Arles, na França. Em seguida engajou-se num projeto de pesquisa história sobre a fotografia moderna no Brasil, do qual resultou a exposição "Fragmentos: modernismo na fotografia brasileira".

Seu trabalho fotográfico tem como referência a escola de Düsseldorf, a objetividade, a aparência e o vazio. Volta o olhar para os objetos que constituem a cidade e que podem revelar um significado, um espaço, ou uma aparência diferente daquela para o qual foram construídos. O enquadramento central e frontal são recursos que permitem ressaltar a figura central, buscando o carácter surreal de certos ambientes e objetos pelos quais passamos todos os dias.

Desde de 2007 Verônica vive entre a França, onde participa da "la caravane de l'image", um projeto fotográfico e social em parceria com associações locais da região Rhône-Alpes, e Lisboa, onde desenvolve trabalho de intervenção urbana sobre as casas devolutas da capital portuguesa, intitulado "DOM - da onda magnética".

+
www.flickr.com/photos/veronica_volpato
www.fotolog.com/v_ronica


Nenhum comentário: